É normal sair confuso e perdido da faculdade, principalmente quando damos de cara com esse mundo imenso dos concursos, não sabemos por onde começar, como estudar, qual método utilizar. Hoje vim passar um pouco da minha experiência, de como eu fiz para me encontrar e começar a traçar o meu caminho ainda quando estava na faculdade, espero que possa ajudar alguns de vocês.
.
Bem, quando eu estava no quinto período da faculdade comecei a estagiar no Tribunal de Contas da União e me apaixonei pelo serviço público, eu admirava muito os meus chefes pelos excelentes profissionais que eles eram e queria ser igual. Porém, mesmo com essa vontade de seguir o caminho dos concursos, me propus a passar pela experiência também da advocacia privada, somente para ter certeza que eu não gostava dessa área, ou, até mesmo, me surpreender positivamente. Assim eu passei quase um ano e meio, estagiando na área pública e privada ao mesmo tempo, testando e descobrindo caminhos que eu poderia seguir.
.
Depois de certo tempo a rotina ficou muito pesada e eu tinha que decidir por um estágio só, visto que que estagiava de manhã no escritório, à tarde no TCU e à noite eu ia para a faculdade. A experiência na advocacia privada me fez perceber que eu realmente não queria aquilo para mim, queria estudar para concurso, no entanto, acabei optando por ficar nesse estágio porque eu estava aprendendo muito e eu já havia aprendido tudo que o TCU podia me oferecer.
.
E essa é a minha primeira dica, usem do tempo da faculdade para experimentar, testar, aprender e errar, assim vocês conseguirão descobrir o caminho que devem seguir. No meu caso, depois de eu decidir que queria concurso público e sair do estágio do TCU, quando eu estava no fim do oitavo semestre, percebi que tinha que escolher uma carreira dentre as possibilidades que o concurso me oferecia. Esse também é um ponto que considero muito importante, decidir o seu foco, buscar o seu objetivo final, porque assim o seu estudo será muito mais direcionado, facilitando as coisas.
.
No escritório, eu tinha contato com a procuradoria de um município do interior que prestávamos assessoria e pedi para ficar responsável pelos processos de lá. Com essa experiência me decidi, iria estudar para advocacia pública. Posteriormente, quando eu já estava no nono semestre, tracei meu “plano”.
.
Eu iria adiantar as cadeiras que restavam e deixar o 10º semestre apenas com o TCC, assim eu poderia iniciar meus estudos voltados para concursos no início de 2020. Além disso, eu me propus, enquanto eu estava no nono semestre, a pesquisar muito sobre a carreira, sobre as matérias que caiam, como eram as provas, ver depoimentos de aprovados, técnicas de estudo.
A minha intenção era iniciar meus estudos errando o mínimo possível, então passei esse último semestre de 2019 testando algumas formas de estudo para descobrir qual era a melhor para mim, além de consumir muito conteúdo que tem gratuito na internet sobre isso. Eu queria me organizar, criar um caminho próprio, ver por onde eu tinha que seguir para alcançar meu sonho.
Iniciei meus estudos em fevereiro de 2020, seguindo as dicas que já tinha visto e havia filtrado para minha realidade. Esse é outro ponto muito importante, há muito conteúdo gratuito na internet para te ajudar nesse início, mas você precisa saber filtrar para a sua realidade e perceber o que realmente funciona para você, senão vai mais atrapalhar do que ajudar.
Com isso, quando me formei em agosto de 2020 já havia percorrido um pequeno caminho de autoconhecimento, já havia testado diversas formas de estudo, métodos, cronogramas e já tinha uma grande noção do que funcionava para mim.
.
O que eu quero deixar aqui para vocês é que nesse início tudo é muito novo e parece muito confuso. Então, não podemos iniciar querendo abarcar o mundo com as pernas de forma atribulada, meu conselho é que vocês parem, reflitam, se conheçam e criem o caminho de vocês. Foquem em uma carreira, descubram o método que funciona para você (cada pessoa é diferente e nem sempre aquilo que é o mais usual e que a maioria das pessoas usam funcionará para você e está tudo bem, o seu estudo precisa ser funcional para você)
.
Tentei ser objetiva, mas não consegui muito, então vou tentar resumir tudo nessas dicas:
.
1. Decidam a carreira que vocês querem. Caso não consigam, escolham pelo menos algumas parecidas e pesquisem muito sobre elas, para que uma hora se decidam, o estudo fica mais fácil assim.
.
2. Autoconhecimento. Nesse caminho de concursos precisamos estudar com estratégia e, para mim, uma das maiores estratégias é se autoconhecer, porque só assim podemos estudar da forma certa para nós, ou seja, de nada adianta eu tentar imitar o método de uma pessoa que passou em primeiro lugar se nada tem a ver comigo, só irei perder tempo.
.
3. Criar uma rede de contatos. Isso foi muito importante para mim, estar imersa nesse meio junto a pessoas que estão passando pelo mesmo que eu. Utilizo hoje das minhas redes sociais para seguir vários perfis de professores da área de procuradorias, perfis de concurso, porque assim eu consigo ficar imersa desse mundo e ter acesso a diversas informações que eu não teria sozinha. Além da existência do PROGRUPO que foi um grande divisor de águas na minha vida.
.
4. Constância, disciplina e persistência. É que eu busco no meu dia a dia, nunca teremos a certeza de se estaremos ou não estudando da melhor forma possível, mas acredito que o grande segredo da aprovação está no simples e básico, é fazer isso com confiança em si mesmo e acreditando que com constância, disciplina e persistência chegaremos lá.
.
5. Imprevistos acontecerão. Nem tudo acontecerá como você planejou e sempre haverá imprevistos e você terá que lidar com isso. Tente criar um cronograma funcional, mas flexível e não se cobre exageradamente sobre isso.
.
Bom, é isso. Espero que minha curta experiência possa ajudar você que acabou de sair da faculdade, ou ainda está na faculdade, e se sente perdido nesse mundo novo dos concursos. Agradeço ao ProGrupo por ter ajudado muito na minha caminhada e ter me proporcionado experiências que fazem grande diferença na minha preparação. Confiem em vocês, chegaremos lá.
.
Por Mariana Vasconcelos
@_marivscl