top of page
Foto do escritorEquipe PRO|GRUPO

Como estudar os informativos do STF e STJ

Atualizado: 14 de jun. de 2020




Em meio ao universo dos concursos públicos de carreiras jurídicas, a palavra informativo é praticamente sinônimo do termo Dizer o Direito.


Sabemos que muitos são os informativos dos Tribunais Superiores que precisamos saber para uma prova.


Assim, uma boa estratégia de estudo dos informativos é capaz de auxiliar a sistematização do assunto e a assimilação do conhecimento.


Separamos neste post algumas dicas apresentadas pela Andreia Tonin em uma live realizada no instagram:


1. estudo dos informativos pelo site do dizer o direito;


2. compilação dos julgados em um arquivo próprio, separados por assunto. Os principais termos da ementa do julgado eram destacados para posterior revisão para provas objetivas e os pontos importantes da explicação do julgado eram grifados para posterior revisão para provas discursiva e oral;


3. estudo estratégico dos julgados a partir de uma análise do perfil dos membros da banca examinadora. Se, por exemplo, o examinador X tinha um livro sobre improbidade administrativa, todos os julgados importantes sobre esse tema eram estudados a partir de uma pesquisa criteriosa no site do buscador do dizer o direito;


4. Além disso, julgados importantes para a carreira e para o perfil dos membros da banca eram estudados pelo próprio site do STF e do STJ. O intuito era compreender o histórico do julgado, os fundamentos dos votos e as razões de decidir, aumentando a compreensão e diminuindo a curva de esquecimento.


Você já tinha pensado em estudar os informativos dessa forma? Conta aqui 😍💕

121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page