Como aumentar as chances de acertar o espelho de correção
- Equipe PRO|GRUPO
- 29 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Olá, pessoal, tudo bem?
Separamos 7 dicas práticas para auxiliar os estudos para provas discursivas e aumentar as chances de acertar os quesitos do espelho de correção.
Vamos lá?
.
- Mapeamento do enunciado da Questão
Todas as palavras apresentadas no enunciado da questão são importantes. Nenhuma informação está ali por acaso. Desse modo, ao ler o enunciado, é interessante grifar as palavras com teor jurídico, permitindo, assim, a identificação do instituto principal e do instituto secundário apresentados na questão. Isso facilitará as primeiras lembranças sobre o tema até chegar no desenvolvimento da resposta.
.
-Identificação do Instituto Principal e Secundário
Quanto mais relacionada às informações e detalhes do enunciado da questão a sua resposta estiver, maiores as chances de acertar os quesitos específicos do espelho de correção. Assim, ao se deparar com uma questão de caso hipotético sobre substituição tributária do ICMS, por exemplo, já é possível identificar 2 institutos importantes: “substituição tributária” e “ICMS”. Desse modo, é interessante apresentar fundamentos constitucionais, legais, teóricos e Doutrinários sobre os institutos identificados.
.
- Elaboração de esquema de resposta
Identificados os institutos, passa-se para a fase de elaborar a fundamentação jurídica da resposta discursiva. Antes de elaborar a resposta na folha definitiva, é interessante fazer um esquema com os seguintes quesitos: conceito, dispositivos Constitucional e Legal que fundamentam a resposta e entendimento dos Tribunais Superiores. Tais quesitos, além de facilitarem a construção de um raciocínio jurídico em torno da resposta, também são objeto de cobrança pelas bancas examinadoras.
.
- Breve conceito sobre o instituto apresentado
Conceituar o instituto abordado na questão faz parte da construção da resposta, seja para fins de apresentação de um raciocínio jurídico, seja para contextualizar o tema a ser desenvolvido.
.
- Contextualização constitucional e Legal
Eis que chega o momento de manusear o Vade Mecum e localizar os dispositivos Constitucionais e Legais que fundamentam os institutos apresentados na questão. Aqui, é possível usar o raciocínio dedutivo (parte de geral para o específico) e apresentar primeiro a fundamentação Constitucional do instituto e, logo após, a fundamentação legal.
.
- Entendimento dos tribunais superiores
Caso o STF e/ou o STJ já tenham se posicionado sobre o tema abordado na questão, é interessante apresentar esse entendimento na resposta.
.
Como facilitar a lembrança de todos esses itens no dia da prova
Existem diversos métodos que possibilitam a lembrança dessas informações no dia da prova. Cito 2 aqui para vocês a título de exemplo:
1. Ao estudar um determinado tema, é interessante passar pelo ciclo legal, teórico e jurisprudencial. Dessa forma, durante o estudo, você passará por todos os fundamentos que são objeto de questionamento em questões discursivas.
2. Elaborar esquemas de resposta durante o treino de questões discursivas com Conceito, fundamentação constitucional, fundamentação legal, entendimento dos Tribunais Superiores e guardar esse material para posterior revisão.
.
Grande abraço,
Equipe PRO|GRUPO
Comentarios